Notícias

Morre Sérgio Antônio Nery, referência na luta pela terra e pela agroecologia em Iperó

O Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sérgio Antônio Nery, liderança histórica do Assentamento Ipanema, em Iperó/SP, e militante comprometido com a luta pela terra, pela agricultura familiar e pela dignidade dos povos do campo.

Agricultor e referência de organização coletiva ao lado do MST desde 1992, Sérgio construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a classe trabalhadora e com a construção de alternativas de produção baseadas na agroecologia e na agricultura biodinâmica.

Pelo PT, exerceu o mandato de vereador em Iperó entre 2009 e 2012, presidindo a Câmara Municipal entre 2009 e 2010. Também atuou como diretor municipal de Agricultura, sempre mantendo sua atuação próxima das demandas populares e do fortalecimento da agricultura familiar.

Nos últimos anos, esteve à frente da APROBIO, participou da organização de uma fabriqueta de bioinsumos em seu lote, integrou o SPG de Iperó — que reúne 18 famílias assentadas — e atuou junto ao Instituto Terra Viva Brasil e à AEVVA.

Em 2024, diante da ausência do Estado, acolheu por quatro meses, em seu lote, mais de 50 famílias que lutavam por terra e moradia após uma reintegração no município de Iperó, reafirmando, na prática, seu compromisso com a solidariedade e a justiça social.

O município reconheceu sua trajetória com o decreto de luto oficial.

Neste momento de dor, o PT Estadual de São Paulo se solidariza com familiares, amigos, companheiros e companheiras de luta.

O legado de Sérgio Nery permanece vivo na organização coletiva, na defesa da agroecologia e em cada luta por terra, dignidade e futuro.

Clique aqui e veja a nota PT Ipero.