No fim de tarde desta terça-feira (4) de Carnaval, manifestantes marcharam por ruas da Cidade Baixa, em Porto Alegre, em protesto contra os casos de violência policial no bairro, como o registrado na noite de sexta-feira (28), quando uma militante negra trans foi espancada durante ação da Brigada Militar para conter festividades na região.
Leia mais:
PCBR denuncia que militante foi espancada durante operação da BM para conter Carnaval na Cidade Baixa
Estabelecimento do Bom Fim denuncia abordagens da BM e da Guarda Municipal em eventos de carnaval
Convocada pelo Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR-RS) no Rio Grande do Sul e com concentração no Largo Zumbi dos Palmares, a manifestação também exigiu do governador Eduardo Leite (PSDB) o fim imediato do policiamento ostensivo na Cidade Baixa e medidas concretas contra o racismo policial. “Que a barbárie que testemunhamos no dia 28 de fevereiro seja o sinal para darmos um basta a esse projeto”, disse o PCBR em publicação convocando para o ato.
Conforme relatos de diversas publicações que circularam pelas redes sociais, o primeiro dia de Carnaval registrou um forte aumento de efetivo policial no bairro, o que foi seguido de uma atuação para evitar que as pessoas se aglomerassem pelas ruas. Postagens com denúncias sobre o número expressivo de policiais militares no bairro continuaram ocorrendo ao longo dos últimos dias.
Na sexta-feira (28) de noite, segundo denúncias do PCBR, a militante negra trans foi espancada pela polícia sem razão e que outros disparos de bala de borracha atingiram outro militante, que foram levados para o hospital e, posteriormente, para a 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Posteriormente, o partido informou que os militantes foram liberados.
“Inicialmente, a polícia queria denunciar por agressão, mas com o aumento de solidariedade, noticiamemto e, ao notar que as pessoas envolvidas eram politicamente organizadas e denúncias de racismo, já mudaram de postura após corpo delito, liberaram classificando apenas como ‘desacato de autoridade’. Agora estão soltos, mas bastante feridos”, complementa.
Por meio de nota enviada ao Sul21 no sábado (1), a comunicação da Brigada Militar informou que policiais intervieram durante uma situação de desordem nas ruas do bairro. A nota informa que as ações adotadas foram necessárias para restabelecer a ordem. Ainda, a BM informou que a corporação deflagrou a Operação Carnaval para atuar nas ruas do bairro durante o feriado.
Por recomendação do Ministério Público, a Prefeitura de Porto Alegre não autorizou a realização de nenhum evento de Carnaval de rua no bairro Cidade Baixa. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a decisão foi tomada após reunião com o MP na última quarta-feira (26) e o motivo seria a “impossibilidade de garantir segurança dos frequentadores, moradores e comerciantes”.
O post Em ato na Cidade Baixa, manifestantes pedem fim do policiamento ostensivo no bairro apareceu primeiro em Sul 21.