
O esquiador Lucas Pinheiro Braathen é o primeiro do Brasil e da América Latina a conquistar medalha numa Olimpíada de Inverno, e logo a de ouro na prova do slalom gigante nos Jogos de Milão e Cortina neste sábado (14).
Lucas desceu em 2min25s, ficando 58 centésimos à frente do suíço Marco Odermatt, que levou a prata. O bronze também foi para um atleta da Suíça, Loic Meillard.
Filho de mãe brasileira, Lucas nasceu Oslo, capital da Noruega, país que defendeu nos jogos até 2023, quando anunciou que iria parar de competir, mas, no ano seguinte, voltou atrás e procurou o Brasil.
Leia também: China afirma que Olimpíadas de Inverno não são palco de manipulação política
Pelo país, ele conquistou pódio em etapas de Copa do Mundo de esqui alpino, culminando no ouro inédito em Bormio. O melhor resultado do país era de Isabel Clark, que há 20 anos ficou em nono nos Jogos de Turim, na Itália, no snowboard cross.
“O Brasil fez história nos Jogos Olímpicos de Inverno!”, comemora na rede social o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Pela primeira vez, nosso país sobe ao pódio em uma edição olímpica de inverno. A medalha conquistada por Lucas Pinheiro Braathen, no slalom gigante, entra para sempre na história do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026”, diz o presidente.
Lula afirma que o resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites.
“É o reflexo de talento, dedicação e do trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em todas as suas dimensões. Parabéns, Lucas Pinheiro, e toda a equipe envolvida nessa conquista histórica, que inspira novas gerações e amplia o horizonte do esporte nacional”, afirma.
O post Lucas Pinheiro conquista 1ª medalha do Brasil numa Olimpíada de Inverno apareceu primeiro em Vermelho.