Notícias

Lula comemora 26,5 milhões de brasileiros livres do “mal da fome”

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (10) que o Brasil reduziu de 15,5% os lares com insegurança alimentar grave, registrados em 2022, para 3,2% em dezembro de 2024.

“Livramos 26,5 milhões de pessoas do mal da fome. É isso que vemos quando comparamos os dados divulgados pelo IBGE com o estudo feito em 2022 pela Rede Penssan, que reúne alguns dos maiores especialistas do tema no Brasil”, festeja o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele disse que sua obsessão é que ninguém mais passe fome no país. “E não sossegarei enquanto não atingir esse objetivo. Continuarei cobrando que o Plano Brasil sem Fome, e as ações a eles ligadas, continuem funcionando a todo vapor”, assegura.

Leia mais: Lula entrega moradias, celebra saída do Mapa da Fome e baixo desemprego

Lula enfatiza que o governo precisa defender e melhorar o Bolsa Família, a compra e a doação de alimentos e o investimento na alimentação escolar e na agricultura familiar.

“Estamos vencendo a maior de todas as injustiças: a fome. O IBGE divulgou que voltamos ao menor índice de lares com insegurança alimentar grave no Brasil, empatando com aquele registrado em 2013. Nos últimos dois anos, conseguimos as mesmas vitórias que levamos dez anos para conquistar nos meus dois primeiros mandatos e no mandato da presidenta Dilma Rousseff”, lembra o presidente.

Em julho, as políticas sociais e econômicas do governo resultaram também em outro indicador positivo: o país deixou o Mapa da Fome da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com a redução do índice de prevalência de subalimentação a menos de 2,5% da população.

FAO

Na próxima segunda-feira (13), o presidente participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A visita marca as comemorações pelos 80 anos de criação da FAO e ocorre nesse momento simbólico para o Brasil.

“A gente tinha acabado com a fome em 2014. Voltei em 2023 e havia 33 milhões de pessoas dentro do Mapa da Fome. Agora, acabamos outra vez em dois anos e meio. Vou para a FAO no sábado à noite e na segunda faço um discurso lá sobre o fim da fome outra vez no Brasil”, afirma Lula durante evento em São Paulo.

Com informações da Ascom/Planalto

O post Lula comemora 26,5 milhões de brasileiros livres do “mal da fome” apareceu primeiro em Vermelho.