
A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o projeto de lei, encaminhado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). A matéria, que seguiu ao Senado, pretende consolidar o esporte como política de Estado.
Ao encaminhar voto favorável pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que o bloco considera que o “esporte precisa, de fato, ter um olhar concentrado, assim como outras políticas”.
“O esporte hoje é um espaço de desenvolvimento, de pesquisa, de formação, de economia, e é muito importante que a gente tenha uma formação concentrada e dirigida para essa política e para essa possibilidade potencial de um país com o tamanho que tem o nosso”, avalia a parlamentar.
Leia também: Lula cria as universidades federais Indígena e do Esporte
Segundo ela, o Plano Plurianual (PPA), principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo no Brasil, já prevê a expansão do ensino superior, e, como a universidade é para 2027, não cabe o argumento de que não está na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
“Tem de estar na próxima, porque a universidade é para 2027. Nós temos que criar agora a lei para a criação da universidade para que possa entrar na LDO em 2026 e 2027, para que ela tenha um orçamento próprio, mas o PPA já prevê a ampliação do ensino superior”, explica.
Para o ministro do Esporte, André Fufuca, a aprovação na Câmara representa um passo decisivo para alavancar o Brasil no campo esportivo.
“A Universidade Federal do Esporte vai colocar o Brasil em um novo patamar. Trata-se de um investimento estrutural e permanente, que fortalece a formação de atletas, professores, pesquisadores e gestores, amplia a base esportiva e consolida o esporte como política de Estado. Com a UFEsporte, o Brasil passa a liderar, nas Américas, a formação acadêmica dedicada ao esporte”, diz o ministro.
Pioneira
Com sede em Brasília e possibilidade de abertura futura de campi em outros estados, a UFEsporte será a primeira universidade pública das Américas dedicada exclusivamente ao esporte. A instituição vai atuar na formação acadêmica, na produção científica, na inovação e no fortalecimento das políticas públicas do setor.
O projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional em novembro de 2025 e integra um conjunto de medidas estruturantes do governo federal para consolidar o esporte como política de Estado.
Com informações do Ministério do Esporte
O post Avança no Congresso proposta de criação da Universidade Federal do Esporte apareceu primeiro em Vermelho.