Notícias

Ex-senadores do PCdoB citam influência de Renato em suas trajetórias

Os ex-senadores do PCdoB Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM) lembraram do papel que teve o dirigente Renato Rabelo na formação e trajetória política deles. O dirigente morreu neste domingo (15),

“Desde João Amazonas, Renato cumpria tarefas muito importantes. E desde o início da minha militância, ainda quando muito jovem, tive na figura do Renato Rabello aquela pessoa que aconselhava, formava e que estava presente mesmo longe do dia a dia da nossa militância”, lembra Vanessa.

Inácio, por sua vez, recorda que o conheceu depois da anistia (1979), quando articulavam a participação da força política no movimento estudantil, sindical e comunitário.

“Lembro perfeitamente da primeira reunião que tivemos em São Paulo para enfrentar o problema da participação em uma instituição que estava acabando de nascer: a Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM)”, diz.

Leia também: Dilma diz que morte de Renato Rabelo é “perda irreparável”

“Fui vereadora de Manaus, deputada federal, senadora da República e, como parlamentar do PCdoB, sempre o tive por perto. Não apenas alguém que nos acompanhava de perto, mas que ajudava na nossa formação e na construção da nossa atuação parlamentar. Então, perder Renato Rabelo é perder uma parte importante da nossa história”, afirma a ex-senadora.

O ex-senador do Ceará conta que Rabelo foi fundamental no debate para que hoje o PCdoB tenha candidatos majoritários. O dirigente foi esponsável no estado pela defesa da orientação nacional do apoio no Ceará ao candidato a prefeito do PMDB nas eleições de 1996.

Depois de um longo debate com Partido no Estado, Renato convenceu a direção nacional do projeto de candidatura própria. O Partido lançou Inácio candidato a prefeito e depois repetiu a dose em 2000 sempre em boa condição de disputa, embora não tenha sido eleito. Mas a construção da candidatura ao Senado resultou desse movimento.

“Por conta daquela decisão de 1996 e nossa determinação de participar da eleição do ano 2000, que já estava muito bem respaldada pelo Renato, foi uma vitória maravilhosa. Quer dizer, eu fui para o segundo turno e não ganhei, mas a Luciana [Santos] foi ao segundo turno, ganhou a eleição [prefeita de Olinda] e abriu aquele caminho novo de Pernambuco”, lembra.

O post Ex-senadores do PCdoB citam influência de Renato em suas trajetórias apareceu primeiro em Vermelho.