Povo nas ruas derruba a PEC da blindagem e arranca conquistas históricas
Fotos: Alexandre Carolo
Em 21 de setembro, trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil tomaram as ruas e derrotaram a PEC da blindagem, barraram a anistia e avançaram nas pautas do Imposto de Renda e da escala 6x1
Os cartazes e bandeiras não deixaram dúvidas: não haverá anistia para golpistas, não haverá blindagem para corruptos. O grito de “Sem Anistia!” ecoou como resposta à tentativa de setores da direita de apagar seus crimes contra a democracia. O povo deixou claro que não aceitará a PEC da blindagem, derrotada pela força da mobilização.
Conquistas arrancadas pelo povo
A mobilização não ficou só na denúncia. Trouxe vitórias concretas:
- Derrota da PEC da Blindagem, que tentava proteger criminosos de terno e gravata;
- Fim da anistia aos golpistas, consolidando a luta por justiça e memória;
- Avanço na pauta do Imposto de Renda, com a isenção até R$ 5 mil entrando no Congresso como conquista direta da pressão popular;
- Projeção de lutas futuras, como o fim da escala 6x1 que massacra a classe trabalhadora, a taxação justa e a soberania frente às investidas estrangeiras.
Unidade popular e internacionalismo
O ato também lembrou que a luta do Brasil se conecta à luta dos povos do mundo. As faixas pela Palestina Livre e contra a interferência de Trump no Brasil reafirmaram nosso compromisso com a solidariedade internacionalista.

Um recado direto
As ruas falaram alto: Bolsonaro e seus generais na cadeia!
Trump, tire as patas do Brasil!
Chega de genocídio em Gaza!
A classe trabalhadora mostrou que só conquista lutando. O governo Lula segue fortalecido porque o povo não se cala e não aceita retrocessos. A cada vitória, a cada passo, reafirma-se a certeza: sem luta, não há mudança. E sem povo na rua, não há vitória.
As imagens da galeria são de Ribeirão Preto, mas poderiam ser de qualquer cidade do Brasil naquele 21 de setembro histórico. O povo é um só, a luta é coletiva e a vitória é nossa.
José Alfredo Carvalho é ex-vereador de 1993 a 2004, e, atual secretário de Finanças e Planejamento do PT de Ribeirão Preto-SP
Copyright © 2015 - 2026 Rede PT - Todos os Direitos Reservados
Comentários